PT EN

Investigação

Na Fundação Brazelton/Gomes-Pedro está sedeada uma equipa de investigação que reúne cientistas portugueses da Universidade de Lisboa (Faculdade de Medicina e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação), da Escola Superior de Educação de Lisboa (Instituto Politécnico de Lisboa), da Universidade do Porto (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação), e da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento da FCT-UNL - em parceria com investigadores da Child Development Unit em Harvard Medical School.

Tendo como pano de fundo a área da intervenção precoce, a equipa reúne investigadores de diferentes domínios científicos ligados à educação e ao desenvolvimento na primeira infância. Neste âmbito, os estudos longitudinais em desenvolvimento incluem:

• Investigação fundamental sobre a organização dos processos de vinculação, a auto-regulação emocional dos bebés, e o processamento neurológico/psico-fisiológico dos comportamentos sociais do bebé humano;
  • Investigação aplicada sobre estratégias de intervenção precoce na promoção das competências parentais.

Como fim último, a equipa procurará partilhar os dados obtidos com pais, profissionais e sociedade em geral, desafiando-os a contribuir para a discussão sobre o desenvolvimento na primeira infância.

Fundação enquanto instituição inscrita na FCT

Desde o dia 29 de Maio de 2012, a Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família está inscrita na FCT como instituição passível de albergar projectos de investigação científica.