PT EN

Formação

Curso Introdutório ao Neuro-comportamento do Recém-Nascido e Partilha com a Família. NBAS/Avaliação e NBO/Observação | 2017

Sobre o Curso

Neste curso introdutório de formação, serão privilegiadas as estratégias de avaliação/observação neuro- comportamental do recém-nascido, de acordo com a filosofia e modelos criados por Berry Brazelton.

A "NBAS" ("Neonatal Behaviour Assessment Scale") e a "NBO" ("Neonatal Behaviour Observation") são instrumentos de referência de avaliação/ observação, valorizando-se a sua aplicabilidade clínica por parte de profissionais com diversas formações, designadamente Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Terapeutas, Profissionais de Intervenção Precoce, Assistentes Sociais e outros Técnicos a trabalhar com bebés e famílias.

Constarão deste curso introdutório oportunidades de ensino-aprendizagem teórico-práticas, com destaque para trabalhos de grupo.

Local do Curso

Hospital de Santa Maria - Lisboa

Datas e Horários*

22 de Maio de 2017 / 09h30 - 18h30
23 de Maio de 2017 / 09h30 - 18h30

*Este horário poderá ser sujeito a pequenas alterações

Destinatários

Nº de vagas

Limitadas a 25 participantes. A abertura do Curso está condicionada a um número mínimo de inscrições.

Candidaturas | Últimas vagas

Para se candidatar, deverá preencher o Formulário de Candidatura disponível "on-line" até 16 de Maio.
Valor de candidatura: 15€ (por favor, anexar o comprovativo de pagamento).

€200 (Duzentos euros)
O pagamento deverá ser efectuado por transferência bancária, após aceitação da candidatura.

Condição especial: 5% para dois ou mais profissionais da mesma Instituição.

Dados para transferência bancária

IBAN: PT50 0007 0000 0083 3292 2752 3

Agradecemos o envio do comprovativo de pagamento para: secretariado@fundacaobgp.com

Em caso de desistência, só haverá lugar a reembolso quando a mesma for comunicada por escrito até 10 de Maio, inclusive.

Coordenação Científica

Professor Doutor João Gomes-Pedro

Certificado

Será entregue um Certificado comprovativo da participação neste curso introdutório de formação.

Etapas seguintes de formação conducentes à certificação/fiabilidade
Para os profissionais que queiram obter certificação/fiabilidade na aplicação das Escalas NBAS/NBO, este Curso Introdutório constitui a primeira etapa de formação.

Posteriormente à sua realização, os formandos devem ter acesso à aplicação das Escalas no seu local de trabalho junto de bebés recém-nascidos (ou bebés até 12 semanas) e suas famílias.

As etapas seguintes pressupõem a realização de um período continuado de prática/aplicação das escalas com momentos de supervisão/avaliação realizados pela Equipa de formação da Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família.

Nota - o Certificado final de certificação/fiabilidade na aplicação das Escalas NBO/NBAS não autoriza a ensinar/formar em NBO/NBAS, embora possa dar suporte no decurso da formação de outros profissionais.

Neste momento, poderá ser realizada a formação em NBAS; a formação em NBO será anunciada logo que possível.

22 de Maio | 2017

• Touchpoints e a reconceptualização da Intervenção Precoce - abraçando a formação
  • A descoberta do Bebé através da NBAS - as dimensões e os itens
  • O segundo Touchpoint da vida: avaliação neuro-comportamental do Recém-Nascido fundamentada através da NBAS (Vídeo)
  • O Touchpoint pré-natal. Desenvolvimento psicológico
  • Introdução ao primeiro Touchpoint da Vida
  • Consulta Pré-Natal (demonstração)
  • Reflexão em grande grupo

23 de Maio | 2017

• A NBO - da Fundamentação à Aplicação
  • Demonstração da NBO em pequenos grupos (Piso 5 - Hospital de Santa Maria)
  • Trabalho em pequenos grupos
  • A NBO/NBAS nas maternidades
  • A NBO na Comunidade e no domicílio
  • A NBO/NBAS nas diferentes culturas profissionais – um encontro transacional, das micro às macro culturas.

Estes conteúdos podem estar sujeitos a ligeiras alterações.

Formadores

Ana Teresa Brito