Apresentação

A Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, é uma Fundação privada, sem fins lucrativos, criada a 1 de Março de 2010, tendo sido reconhecida pela Presidência do Conselho de Ministros a 30 de Julho de 2010.

Em 16 de Setembro de 2022, através do Despacho nº 11172/2022, foi atribuído à Fundação BGP, pelo prazo de 10 anos, o estatuto de Utilidade Pública. (ver despacho)

São seus instituidores os Pediatras Berry Brazelton e João Gomes-Pedro.
A Fundação BGP assenta os seus eixos de actuação na Formação, Divulgação e na Investigação.

O carácter inovador do seu objecto radica-se numa proposta central de reformar conceitos clínicos tradicionais no que se refere à abordagem do Bebé, da Criança e do Jovem e das respectivas Famílias, com relevo para o reforço dos vínculos, garantida a identificação de cada resiliência, tanto individual como grupal.

Acreditamos que a nossa visão inspirada, sempre, pelo Presidente Honorário da Fundação - Prof. Emeritus T. Berry Brazelton - possa, por sua vez, motivar profissionais jovens e experientes dos vários quadrantes formativos a prosseguir no seu investimento científico e clínico aplicado aos primeiros tempos de vida do bebé.

Apesar de recente sob a forma de Fundação, este é um projecto com mais de 40 anos de intervenção científica, educacional e clínica por parte dos muitos que hoje lidam com as Ciências do Bebé e da Família em Portugal e no Mundo e que, como nós, acreditam que este é o caminho de maior felicidade para os nossos Bebés e, com eles, para as suas Famílias.

É este o ideário que nos move.